Sistelo – “O pequeno Tibete português”
Há quem lhe chame “o pequeno Tibete português” devido aos socalcos que gerações ali esculpiram. No extremo norte do concelho de Arcos de Valdevez, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), vista do alto da serra, a aldeia parece ainda mais pequena do que, na realidade, é. As casas tradicionais, os moinhos e os espigueiros perdem dimensão face à imponência daquele vale muito inclinado e encaixado, no fundo do qual corre o rio Vez.
Devido à sensibilidade do território, a aldeia de Sistelo está incluída na Rede Natura e dentro da área classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Por entre a beleza estonteante das paisagens e sabedoria ancestral da população, aqui produz-se desde gado até artesanato e respira-se ar puro da serra.
O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece sem dúvida, uma cuidadosa visita. Passeando pelas ruas de Sistelo poderá apreciar a Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo. Tem muito mais para apreciar, como a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a pequena Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as várias capelas que por ali abundam. Não se arrependerá da visita!