Há quem lhe chame “o pequeno Tibete português” devido aos socalcos que gerações ali esculpiram. No extremo norte do concelho de Arcos de Valdevez, às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), vista do alto da serra, a aldeia parece ainda mais pequena do que, na realidade, é. As casas tradicionais, os moinhos e os espigueiros perdem dimensão face à imponência daquele vale muito inclinado e encaixado, no fundo do qual corre o rio Vez.

Devido à sensibilidade do território, a aldeia de Sistelo está incluída na Rede Natura e dentro da área classificada pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. Por entre a beleza estonteante das paisagens e sabedoria ancestral da população, aqui produz-se desde gado até artesanato e respira-se ar puro da serra.

O Castelo de Sistelo, ex-líbris da aldeia, merece sem dúvida, uma cuidadosa visita. Passeando pelas ruas de Sistelo poderá apreciar a Igreja Paroquial, a Casa do Visconde de Sistelo. Tem muito mais para apreciar, como a Ponte Romana e o Moinho, a ponte de Sistelo de jusante, a pequena Ermida de Nossa Senhora dos Aflitos e as várias capelas que por ali abundam. Não se arrependerá da visita!